Thursday, July 4, 2013

Evidência científica: A eficácia da vacina contra varicela

Fonte: PEDIATRICS, Vol. 131 No. 5 May 1, 2013 

- A vacina contra varicela foi licenciada nos Estados Unidos em 1995 para os indivíduos ≥ 12 meses de idade. Sendo aplicada em duas doses desde 2006. A incidência de varicela e eficácia da vacina foi avaliada em um estudo prospectivo de 14 anos realizado no Kaiser Permanente do Norte da Califórnia.
Um total de 7.585 crianças vacinadas com a vacina contra varicela em seu segundo ano de vida, em 1995, foi acompanhado prospectivamente até 2009. 

- Um total de 2.826 dessas crianças recebeu uma segunda dose entre 2006-2009. A incidência de varicela e HZ (herpes zoster) foi estimada e comparada com as taxas pré-vacina. Nesta coorte de crianças vacinadas, a incidência média de varicela foi de 15,9 por 1000 pessoas-ano, de nove a dez vezes menor do que na era pré-vacina.

- A eficácia da vacina, no final do período do estudo foi de 90%, sem qualquer indicação de declínio ao longo do tempo. A maioria dos casos de varicela foi leve e ocorreram logo após a vacinação. Nenhuma criança desenvolveu varicela após a segunda dose. Casos de HZ foram leves, e as taxas foram mais baixas no grupo de crianças vacinadas do que em crianças não vacinadas (risco relativo: 0,61 [intervalo de confiança de 95%: ,43-,89]).

- Este estudo confirmou que a vacina contra a varicela é eficaz na prevenção da catapora, sem declínio observado ao longo de um período de 14 anos. Uma dose já forneceu excelente proteção contra a doença moderada a grave, e a maioria dos casos ocorreu logo depois que o grupo foi vacinado. Os dados do estudo também sugerem que a vacinação contra a varicela pode reduzir os riscos de HZ em crianças vacinadas.

No comments:

Post a Comment